Notícias

Instituto Hatus transforma a vida de mais de 300 jovens através da música

O Instituto Hatus surgiu após a parceria entre dois maestros: Emanoel Florêncio e Orandir Guilherme. Os instrumentistas já costumavam dar aulas gratuitas para crianças e adolescentes. Em 2010, Gislene Nunes, esposa de Florêncio, decidiu formalizar o trabalho.

“A música era o que eles tinham de melhor para oferecer. Davam aulas e preparavam os jovens para ingressarem na Orquestra, a qual eles também se dedicavam na formação. Era a grande paixão da vida deles e ao passar do tempo, notou-se o quanto a música havia sido essencial no desenvolvimento da vida de tantos jovens, como seres humanos, cidadãos e bons profissionais”, conta Fabiana Ribeiro, responsável pelo marketing e comunicação do Instituto.

A organização promove dois projetos: “Regendo o Futuro” e o “Inspirando Música”. O primeiro oferece aulas de Canto Coral, Musicalização e Instrumentos de Orquestra. Este projeto conta também com a formação de 03 Corais e 01 Orquestra.

Já o segundo, atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades de São Paulo. Eles estudam violão, percussão e canto coral.

De acordo com Ribeiro, a música é uma aliada para o desenvolvimento intelectual. Ela contribui com o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, motora e com a criatividade.

Além disso, esta arte potencializa a concentração e disciplina. Os alunos instruídos pela instituição passaram a ser mais responsáveis e a se dedicar mais aos estudos na escola.

“A música torna a criança mais sensível ao som e a melodia e isso desenvolve seu senso crítico individual. Ao escutarem a música que tocam e cantam, eles aprendem a admirar a beleza da arte que é a música e que pode ser cantada ou tocada em vários ritmos e sons”, diz Ribeiro.

Atualmente, 200 crianças e adolescentes participam do projeto “Regendo o Futuro” e 150 no projeto “Inspirando Música”, totalizando 350 crianças. Durante a pandemia, a entidade encontrou diversas barreiras para promover as aulas de maneira on-line, já que muitos estudantes não têm acesso à internet e outros equipamentos adequados.

Para o futuro, a Hatus busca conquistar novos parceiros para dar mais sustentabilidade financeira ao instituto e adquirir uma sede própria. No momento, as aulas ocorrem em um espaço alugado.

Para conhecer mais sobre esse projeto, acesse as redes sociais do Instituto:

Site

Facebook

Instagram

Endereço: Av. dos Remédios, 667– Vila dos Remédios, Osasco – SP, 06298-004

Matéria relacionada: Historias de vida

Revisão ortográfica: Indira Rodrigues

Fonte: https://www.cidadaoereporter.com.br/cidadania/servicos/instituto-hatus-transforma-a-vida-de-mais-de-300-jovens-atraves-da-musica

VOCÊ QUER SE TORNAR UM PARCEIRO VOLUNTÁRIO?

Escolha por melhorar a saúde, aumentar o acesso a alimentos ou ajudar as crianças através da música!

NEWSLETTER

Fique por dentro do que fazemos!

    • Siga nas Redes

    ©2024 Instituto Hatus - Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por Preciso Web®